DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency – ela adora financiar projetos (além de desenvolver seus próprios).Em mais uma dessas parcerias, a DARPA, juntamente com a US Air Force, a Boeing e a Pratt & Whitney Rocketdyne, desenvolveu o X-51A Waverider, uma aeronave não tripulada, capaz de atingir MACH 5 (cinco vezes a velocidade do som) voando a uma altitude de 70.000 pés (pouco mais que 21300 km). Versão renderizada do X-51A quebrando o recorde de tempo de vôo. Como propulsor, é utilizado o Scramjet (supersonic combustion ramjet). Trata-se de uma variação de um Ramjet. Ramjets são motores sem partes móveis, concebidos para desenvolverem grandes velocidades. O uso mais comum de ramjets é em mísseis. O objetivo do programa é criar uma aeronave de vôo livre, movida à scramjet, capaz de operar continuamente com combustível de aviões e atingir, também de forma contínua, velocidades hipersônicas. O X51-A Waverider, acoplado à asa de um B-52H Stratofortress Durante seu primeiro vôo autônomo, o X-51 foi lançado através de um B-52H Stratofortress à uma altitude de 50.000 pés, antes de ser acelerado a Mach 4.8 usando um propulsor de foguetes de um míssil tático do Exército Americano. Após lançado, o propulsor foi desligado e foi acionado o motor scramjet desenvolvido pela Pratt & Whitney Rocketdyne, e, por 200 segundos, queimou uma mistura de etileno e combustível de aeronaves JP-7. Tal vôo foi considerado o primeiro uso prático de um scramjet movido a hidrocarbonetos, e também por bater o recorde do teste anterior, com o NASA X-43, que alcançou velocidade de Mach 9.8 (pouco mais que 12500 km/h), mas que voou por apenas 12 segundos. Para Charlie Brink, um dos oficiais da US Air Force e gerente do programa X-51A, “o salto que nós conseguimos equivale ao salto dado pós Segunda Guerra Mundial, onde aeronaves com hélices foram substituídas por outras com motores à jato.†Já para Joe Vogel, também gerente do Programa X-51A e diretor da Boeing para hiperaviação, “esse foi um novo recorde e é também o alicerce para várias aplicações hipersônicas, incluindo acesso ao espaço, reconhecimento aéreo, ataques e combates e alcance global.†A US Air Force planeja realizar os três testes restantes do X-51A ainda esse ano. Por que será? Para ter a aeronave pronta para o controle da Nova Ordem Mundial? Que pensam os leitores? |
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