"Nossa comunidade de inteligência não avaliar com diferentes graus de confiança de que o regime sírio usou armas químicas em pequena escala na Síria", Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, disse nesta quinta-feira.
Dois funcionários sírios negou as acusações norte-americanas, apoiadas por Grã-Bretanha, na sexta-feira, com um alto funcionário dizendo Damasco não fez e não usaria armas químicas, mesmo que os tinha.
Funcionário sírio Sharif Shehadeh chamado os EUA alega `" mentiras '' e os comparou com falsas acusações de que o Iraque possuía armas de destruição em massa antes da invasão norte-americana do país.
Hayden disse que a avaliação os EUA foi baseada em parte em "amostras fisiológicas" e apontou para a possibilidade de utilização de sarin, um agente nervoso provocadas pelo homem usada em dois ataques no Japão na década de 1990. Ela pode causar convulsões, insuficiência respiratória e morte.
"Evidências crescentes '
No entanto, ela disse que a cadeia de custódia das armas "não era clara, por isso não podemos confirmar como ocorreu a exposição e em que condições".
O primeiro-ministro britânico David Cameron apoiou avaliação os EUA na sexta-feira, quando ele disse que não havia evidência crescente de uso de armas químicas.
O presidente Barack Obama declarou que o envio de armas químicas seria um divisor de águas e ameaçou consequências não especificadas se aconteceu. Mesmo assim, a administração Obama provavelmente mover com cuidado, levando em conta as lições do início da guerra no Iraque mais de uma década atrás.
Na época, o governo dos Estados Unidos usou a inteligência dos EUA imprecisos para justificar a invasão do Iraque em busca de armas nucleares, químicas e biológicas que não estavam lá.
Cameron, disse nesta sexta-feira que ele concordou com Obama que o uso de armas químicas representaria uma "linha vermelha" para a comunidade internacional.
No entanto, ele disse que a resposta provavelmente seria política e não militar.
"O que precisamos de fazer, e estamos fazendo alguns isso já, é a forma que a oposição, trabalhar com eles, treiná-los, orientá-los, ajudá-los por isso, colocar a pressão sobre o regime e para que possamos trazer isso para um fim ", disse Cameron. 
Amostra de teste positivo
Relatórios este mês disse que os cientistas militares britânicos estudaram uma amostra de solo trouxe de volta a partir de uma área perto de Damasco e achei que testou positivo para armas químicas, embora o governo não confirmou isso.
Al Jazeera fala com Ralf Trapp, especialista em armas químicas
Entretanto, o líder da ONU, Ban Ki-moon renovada uma chamada para a Síria para deixar inspetores no país.
Síria pediu uma investigação da ONU, mas, desde então, se recusou a deixar a equipe da ONU espera na região para o país.
O governo de Assad só quer sua alegação de que os rebeldes da oposição utilizadas armas químicas a ser investigado. Ban disse que a equipe também deve olhar para reivindicações da oposição.
Ban tomou nota das reivindicações dos EUA e "leva a sério a avaliação apresentada", disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, comentando sobre os comentários de os EUA.
"No entanto, a ONU não está em posição de comentar sobre as avaliações com base em informações de inteligência nacional".


http://www.aljazeera.com/news/middleeast/2013/04/20134251651595335.html