A evolução da "Web conspiracionista" para o ódio e o dogmatismo.
O movimento de oposição à "Nova Ordem Mundial" tem acesso negado aos grandes meios de comunicação. Seu meio de expressão é portanto a net.
Nos últimos anos, os governos têm estudado como as ideias e as informações são propagadas na Internet. Eles rapidamente perceberam a tendência que a maioria dos sites tinha em ir buscar informações noutros sites copiando-as tal como elas são. Eles viram que muito poucos sites eram fontes de artigos originais, que, em seguida, alimentavam aqueles outros sites, blogs ou fóruns. Portanto, nada mais fácil do que infiltrar nessas fontes emissores de desinformação e manipulação a fim de impulsionar o movimento anti-NOM a radicalizar-se até ao ódio e se tornar sua própria caricatura ... Um método que já havia sido usado com sucesso para impedir o movimento dos anos 70.
Nos primeiros dias da web, as coisas eram simples: a propaganda e a desinformação vinha das mídias oficiais e as notícias honestas e independentes estavam na net.
Hoje, a propaganda, desinformação, manipulação e operações de diversão vêm também de sites anti-NOM, na maioria das vezes sem que o webmaster tenham consciência disso, pois, na sua boa fé, ele se limitou a repetir as informações que encontrou noutro lugar.
Hoje em dia, os temas dominantes da "web conspiracionista" tendem a incitar ao ódio, criar ou ampliar os medos e distrair perante os problemas reais. Mas o ódio é estéril, o medo inibe qualquer acção, e enquanto existe uma preocupação sobre Nibiru ou Blue Beam, esquecemos-nos das questões mais importantes, nomeadamente a nova escravidão que está a ser instaurada, o mau comportamento da democracia e da devastação do meio ambiente.
Portanto, mais do que nunca, pense por si mesmo! Não engula qualquer informação encontrada na net, mesmo que se trate de um site denominado "anti-NOM", da mesma forma que os zombies do Sistema engolem tudo o que se diz na TV. Tome tempo para verificar a notícia e para avaliar a sua coerência e a sua probabilidade. E cuidado com aqueles que incitam ao ódio ou fazem do medo a sua fonte de negocio, anunciando a cada dia o Apocalipse para amanhã de manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário