"A liberdade em perigo ': Milhares protestam em todo o Canadá contra a nova lei anti-terror
Milhares de manifestantes se uniram em todo o Canadá a tomar medidas contra as propostas de legislação anti-terrorismo conhecido como Bill C-51, que se expandiria os poderes da polícia e agência de espionagem do país, especialmente quando se trata de detenção de suspeitos de terrorismo.
Os organizadores do 'Dia de Ação' disse que "mais de 70 comunidades" em todo o Canadá estavam planejando participar, no sábado, de acordo com StopC51.ca.
Os maiores encontros foram relatados em Montreal, Toronto, Vancouver, Ottawa e Halifax.
"Estou muito preocupado com a democracia, este país está indo em uma direção muito ruim, [o primeiro-ministro Stephen] Harper é tomá-lo em uma direção muito ruim," manifestante Stuart Basden de Toronto, cidade canadense que viu centenas de pessoas vêm para fora, disse ao jornal The Star.
"A liberdade de se manifestar contra o governo é, provavelmente, [em] perigo ... mesmo se você está apenas postando coisas on-line que você poderia ser alvo, por isso é um projeto de lei realmente aterrorizante", acrescentou Basden.
Projeto de lei anti-terror rotulados como 'muito vago "
Manifestantes de todo o país seguravam cartazes e gritavam contra o projeto de lei, que eles acreditam que viola liberdades civis canadenses e direitos de privacidade on-line.
Protester Holley Kofluk disse CBC News que a legislação "faltou especificidade ... é tanta coisa ambigüidade, ele deixa as pessoas aberta [e] vulnerável."

Um dos organizadores do protesto em Collingwood, Jim Pinkerton, compartilhado com Agência QMI que ele gostaria de ver o governo canadense "começar de novo com Bill C-51, com as devidas salvaguardas e supervisão real."
"Precisamos CSIS para ser responsável. Não é OK para CSIS para atuar como o policial, que é o que está indicado no Bill C-51. Precisamos de prestação de contas e os canadenses merecem isso ", disse Pinkerton.
Uma das maiores preocupações da nova legislação levanta é os poderes adicionais concedidos aos policiais e agência de espionagem do Canadá - o Serviço de Inteligência de Segurança Canadense (CSIS) -, aumentando o compartilhamento de informações e permitindo a detenção em meras suspeitas.
"Este projeto de lei visa desproporcionalmente comunidades indígenas, ativistas ambientais, dissidentes e muçulmanos, muitos dos quais já são submetidos a poderes questionáveis e sobrealcance por agentes de segurança, [e] vai tornar mais fácil e aparentemente lícito governo para continuar infringindo os direitos de pessoas pacíficas ", disse StopC51.ca.
http://rt.com/news/240821-canada-protest-terrorism-bill/
RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário