NASA
EDU DALLARTE
Nasa apresenta pela 1ª vez imagens completas do Sol
As imagens em 3D contribuirão para prognósticos climatológicos
iG São Paulo | 06/02/2011

Foto: NASA
O Sol como ele é : uma esfera de plasma quente intrincada de campos magnéticos
A Nasa, agência espacial americana, apresentou neste domingo (6) pela primeira vez imagens da superfície solar e de sua atmosfera, que darão uma visão do astro e ajudarão a melhorar os prognósticos climatológicos.
"Pela primeira , podemos observar a atividade solar em toda sua glória em 3 dimensões", disse Ângelo Vourlidas, membro da equipe científica STEREO no Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, DC.
Na ilustração, duas sondas em pontos opostos do Sol para estudar como fluxo de energia e de matéria solar afeta à Terra
para o sistema solar", afirmou a Nasa em comunicado.
Concepção artística simula como as duas sondas captaram as imagens do Sol
(Foto: Nasa/Divulgação)
Este trabalho é o resultado das observações realizadas pelas duas sondas solares do Observatório de Relações Solares -Terrestres (Stereo, por sua sigle em inglês), que a Nasa enviou em 2006.
"Este é um grande momento para o estudo do Sol," disse Vourlidas. "STEREO revelou o sol como ela realmente é: uma esfera de plasma quente e intrincada de campos magnéticos".
As sondas foram enviadas a pontos diametralmente opostos do Sol para estudar como afeta o fluxo de energia e de matéria solar à Terra.
Seus instrumentos proporcionaram uma nova visão do sistema solar e em 2007 geraram as primeiras fotografias tridimensionais do Sol.
"As novas imagens ajudarão a melhorar o planejamento de futuras missões de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar", afirmou a Nasa em comunicado.
(Com informações da EFE)
Extraído de: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nasa+apresenta+pela+1+vez+im...
 | As imagens abaixo são enviadas constantemente pelo satélite SOHO, orbitando a uma distância de 148 milhões de quilômetros do sol. Algumas delas têm atualização de 30 minutos. Para ver a última imagem enviada clique sobre ela. IMAGENS EIT ULTRAVIOELA EXTREMO
EIT (Extreme ultraviolet Imaging Telescope) As imagens abaixo mostram a atmosfera solar em diferentes comprimentos de onda, ou seja, mostra a massa solar em diferentes temperaturas. Os identificadores das imagens indicam em qual comprimento de onda, em Angstroms, foi feita a sondagem. Na imagem feita a 304 Angstroms o material mais claro situa-se entre 60 mil e 80 mil graus Kelvin. Na foto feita em 171 Angstroms, a temperatura situa-se na casa de 1 milhão de graus Kelvin. Em 195 Angstroms a temperatura corresponde a 1.5 milhão de graus Kelvin e em 284 Angstrom a 2 milhões de graus Kelvin. Quanto mais alta a temperatura, mais alto você estará vendo a atmosfera solar. | EIT 304
 | EIT 284
 | EIT 195
 | EIT 171
 |
IMAGENS LASCO CORONÓGRAFO DE ÂNGULO LARGO
As imagens LASCO (Large Angle Spectrometric Coronagraph) permitem analisar em tempo real a coroa solar, bloqueando o brilho do astro com um anteparo e criamdo um eclipse artificial dentro do próprio telescópio a bordo do satélite. A posição do disco solar é indicada na imagem pelo pequeno circulo branco. Ocasionalmente uma ejeção de massa coronal pode ser vista sendo expelida para fora do Sol e cruzando o campo de visão de ambos os coronógrafos. A sombra que cruza desde o canto inferior esquerdo até o centro da imagem é o suporte de fixação do anteparo.
A imagem C2 (acima) mostra a coroa com comprimento de 8.4 milhões de quilômetros desde o Sol. Já a imagem C3 (ao lado) tem um campo de visada maior e engloba 32 diâmetros do astro. Em outras palavras, abrange 45 milhões de quilômetros desde o Sol. Esta é a metade da distância da órbita de Mercurio. Nesta imagem, dezenas de brilhantes estrelas podem ser vistas atrás do sol. Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas a atualizadas
IMAGENS MDI IMAGEADOR DOPPLER A imagens MDI (Michelson Doppler Imager) mostram o sol através de sondagem Doppler. A imagem laranja, vista ao lado, mostra o sol no comprimento de onda de 6768 Angstroms. O destaque principal nesta imagem é a visualização e estudo das manchas solares. As manhas vistas aqui são em maior número do que quando vistas no espectro visível através de filtros protetores. Lembre-se de NUNCA olhar diretamente para o sol ! A imagem "magnetograma" (cinza) mostra o campo magnético da fotosfera solar, onde pontos branco e negros indicam polaridades opostas.
Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas a atualizadas | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário