EDU DALLARTE
EUA teriam ajudado oposição na Síria, diz WikiLeaks
AE - Agência Estado
http://www.estadao. com.br/noticias/ internacional, eua-teriam- ajudado-oposicao -na-siria- diz-wikileaks, 708324,0. htm
Em meio à intensificação dos protestos contra o regime de Bashar Assad em diversas cidades da Síria, foram divulgados por meio do WikiLeaks documentos do Departamento de Estado dos EUA indicando que o governo americano financiava opositores sírios. Desde 2006, de acordo com os documentos que foram repassados ao Washington Post, os EUA concederam cerca de US$ 6 milhões para uma rede de TV denominada Barada, que é ligada a grupos opositores em Londres. O governo americano também teria financiado atividades da oposição dentro da Síria, mas não há informações sobre se esse apoio ainda ocorre.
O regime sírio utilizou os órgãos de imprensa estatais para repercutir a informação de que os EUA apoiam a oposição, com a agência de notícias Sana colocando a capa do Washington Post em seu site. Desde o início dos levantes, Assad vem dizendo que as manifestações são uma sabotagem organizada por forças estrangeiras. Apesar de uma aproximação nos últimos anos, as relações dos dois países é fria.
Mesmo depois de Assad se comprometer a levantar nas próximas semanas o estado de emergência, vigente desde 1963, os protestos continuaram ontem. Dezenas de milhares de manifestantes tomaram a praça principal de Homs, uma das maiores cidades da Síria.
O protesto em Homs ocorreu um dia depois de 14 manifestantes terem sido mortos por forças de segurança do regime, segundo relatos de opositores. Ao todo, mais de 200 morreram desde o início dos levantes. O governo nega envolvimento nas mortes e não há confirmação independente. Durante a manifestação em Homs, de onde veio grande parte dos imigrantes sírios para o Brasil, a população pedia a queda de Assad, em uma intensificação das reivindicações.
//////////// ///////// /
EUA dizem que não estão tentando enfraquecer governo sírio
(Reportagem de Tabassum Zakaria)
http://www.defesane t.com.br/ geopolitica/ noticia/652/ Oriente-Medio- --EUA-dizem- que-nao-estao- tentando- enfraquecer- governo-sirio
Os Estados Unidos não estão trabalhando para enfraquecer o governo sírio, mas tentam apoiar os objetivos democráticos como fazem em outros lugares do mundo, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta segunda-feira.
Os comentários ocorreram após o jornal The Washington Post informar que o Departamento de Estado deu apoio financeiro secreto a grupos de oposição sírios, de acordo com documentos confidenciais divulgados pelo WikiLeaks.
"Tentar promover uma transformação para um processo mais democrático nesta sociedade não está necessariamente enfraquecendo o governo existente", disse o porta-voz do Departamento de Estado Mark Toner.
O presidente sírio, Bashar al-Assad, "precisa tratar as aspirações legítimas de sua gente", disse ele.
"Não estamos trabalhando para enfraquecer este governo", disse Toner em coletiva de imprensa, acrescentando que o governo norte-americano está trabalhando para promover processos democráticos na Síria e em outros locais no mundo.
"O governo sírio entende que este tipo de assistência como uma ameaça", afirmou.
Os documentos confidenciais mostram que o Departamento de Estado destinou até 6 milhões de dólares desde 2006 a um grupo de exilados sírios para operar uma emissora de TV baseada em Londres, a Barada TV, e financiar atividades dentro da Síria, disse o Post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário