Bombardeiros soviéticos Su-24 passam à reforma
4.11.2012, 11:59
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RIA Novosti
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O bombardeiro tático Su-24M continua a ser o aparelho de ataque principal da força aérea tática da Rússia. Até 2020, no entanto, a grande maioria desses aviões será substituída pelos novíssimos bombardeiros Su-34.
Mais um acidente com um Su-24M,
avião que mantém a liderança dos acidentes da FA russa, voltou a
levantar a questão da perspetiva de renovação da frota de aviões de
ataque. Neste momento, a capacidade de combate do bombardeiro é mantida
também graças à modernização destes aviões para a versão Su-24M2.
Essa decisão, porém, não permitirá aumentar o seu tempo de vida útil em
mais de 12-15 anos. Durante esse período, a aviação tática russa deverá
renovar totalmente a sua frota de aviões de ataque.
No
anterior salão aeronáutico, realizado nos meados de agosto de 2011, o
comandante em chefe da Força Aérea russa Zelin declarou que a FA
tenciona adquirir 120 bombardeiros táticos Su-34
que irão formar cinco esquadras de 24 aviões cada. Os aviões já estão a
ser recebidos pelos militares: estão em vigor dois contratos de
fornecimento desses aparelhos. O primeiro foi assinado em 2008 e previa o
fornecimento de 32 aeronaves nos anos 2009-2013. Até hoje, a FA recebeu
16 aparelhos e até ao fim do ano, depois da entrega de mais uma
remessa, o seu número irá aumentar para os 26.
No
próximo ano irá ter início o cumprimento do segundo contrato, que prevê a
entrega de 92 aviões entre 2013 e 2020. Não é de excluir nos próximos 2
a 3 anos haja planos para a aquisição de mais Su-34, a FA russa necessita de aparelhos dessa classe.
Considerando os ritmos de produção existentes, se pode prevêr que até 2025 o número de Su-34 chegue aos 180 aviões. Nesse caso, eles terão substituido na totalidade os bombardeiros Su-24M e M2 que equipam a Força Aérea, sendo os aparelhos em melhor estado retirados para bases de conservação.
Comparando o Su-34
com o seu antecessor, se pode afirmar que a nova máquina têm
capacidades bastante superiores na utilização de armas de grande
precisão e, além disso, se distingue por maior capacidade de
sobrevivência devido à blindagem das partes vitais do aparelho. Os
motores mais econômicos, conjugados com uma maior capacidade de
armazenagem de combustível, dão ao Su-34
uma maior autonomia de voo: mais de 2000 quilómetros à velocidade de
cruzeiro e mais de 1100 à velocidade supersônica, contra os 1000 e 560
quilómetros respetivamente do Su-24. Com um reabastecimento, o raio de ação do Su-34
sobe para 3000 quilómetros, o que permite a esses aviões atingir, a
partir de território da Rússia, quaisquer alvos na Eurásia, Norte de
África e mares adjacentes.
fonte
http://portuguese.ruvr.ru/2012_11_04/93439747/
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